PIBID
O Pibid UFSCar área de Filosofia encontra-se implantado e desenvolvido em três escolas de São Carlos e região: Escola Conde do Pinhal, Escola Adail, Escola D. Aracy. Os objetivos do programa podem ser assim elencados:
I. Estimular à reflexão filosófica em debates variados da sociedade atual, reafirmando a necessidade da obrigatoriedade da Filosofia como disciplina no Ensino Médio;
II. Situar o problema filosófico do significado da Filosofia a partir dos conceitos com os quais cada professor de Filosofia se baseia em sua resposta pois: “Cada resposta está comprometida com pontos de vista eles próprios filosóficos” (OCN-Filosofia, 2008, p.21);
III. Promover a compreensão das relações existentes entre Filosofia como disciplina escolar e Filosofia no contexto acadêmico, estimulando o desenvolvimento da Pedagogia de Projetos para o estudo interdisciplinar de conteúdos das áreas de Comunicação e Expressão, Ciências Naturais e de Matemática;
IV. Promover e aprimorar atitudes investigativas por meio de situações de aprendizagem, participação em grupos de estudo e de pesquisa;
V. Incentivar o desenvolvimento de propostas interdisciplinares, de forma a integrar escola, comunidade e universidade, a partir do trabalho compartilhado;
VI. Contribuir com a melhoria do ensino de Filosofia, incentivando e promovendo reflexões sobre a necessidade de conhecer, problematizar e implementar Metodologias de Ensino de Filosofia diversificadas, como por exemplo, Discussão com Intuito Filosófico - Dif (Michel Tozzi, Montpellier III), Pedagogia do Conceito (Deleuze), Comunidade Investigativa (Matthew Lipman, Montclair State College), Métodos tradicionais expositivo, expositivo-dialógico e dialógico;
VII. Promover a inserção dos licenciandos do curso de Filosofia na cultura escolar, de forma a que possam planejar, organizar e desenvolver atividades artísticas, culturais, esportivas, científicas e interdisciplinares que valorizem os conhecimentos filosóficos;
VIII. Incentivar a produção de materiais e textos didáticos de apoio ao ensino de Filosofia;
IX. Promover reflexões que incentivem a criação, o desenvolvimento e a avaliação de propostas pedagógicas que permitam com que o estudante do Ensino Médio revele o seu nível de compreensão das atividades de ensino propostas;
X. Promover a formação da cidadania, de modo não doutrinário, mas sim, compreendendo-a como estando vinculada ao desenvolvimento da capacidade de argumentação, de leitura e de escrita. Deste modo, a Filosofia na escola contribuirá para a formação de cidadãos de acordo com a natureza argumentativa que lhe é própria, que não se desprende, contudo de sua tradição histórica, ou seja, da natureza argumentativa da filosofia.