Você está aqui: Página Inicial / Lenφ - Laboratório de Ensino de Filosofia da UFSCar

Lenφ - Laboratório de Ensino de Filosofia da UFSCar

Apresentação do Lenφ - Laboratório de Ensino de Filosofia e Formação de Professores

O Laboratório de Ensino de Filosofia e Formação de Professores, sob a sigla Lenφ – é uma subunidade de apoio acadêmico do Departamento de Metodologia de Ensino – DME, do Centro de Educação e Ciências Humanas e tem por finalidade básica apoiar a consolidação da disciplina de Filosofia no Ensino Médio da rede pública, com ações investigativas, extensionistas e de fortalecimento à formação de licenciandos, professores e outros agentes educacionais, com ações relacionadas à formação básica e continuada. Este Laboratório poderá ser utilizado para implementar e assessorar atividades, além daquelas de sua finalidade básica, se forem circunscritas ao campo educacional. Seus objetivos podem ser assim elencados:

  1. Integração entre Universidade-Escola, mediante desenvolvimento de projetos pedagógicos, junto às escolas de Ensino Fundamental e Médio, articulado à área de Ensino de Filosofia, de atuação do DME, de acordo com seu Regimento, em especial às áreas de estágios supervisionados, metodologias de ensino e didática.
  2. Construção de espaço de investigação compartilhado por pesquisadores, professores e licenciandos.
  3. Organização de cursos, serviços de assessoria e outras atividades voltadas ao aperfeiçoamento, atualização e especialização de professores de 1º, 2º e 3º graus.
  4. Aprimoramento do curso de graduação em Filosofia (ênfase: licenciatura) com atuação do DME.
  5. Produção, arquivamento e empréstimo de recursos didáticos.
  6. Constituição de um banco de dados bibliográfico e de outras fontes, sobre o tema do Ensino de Filosofia voltado à formação, a pesquisas e ao fomento do exercício profissional de professores, pesquisadores e estudantes de Filosofia ou áreas correlatas.
  7. Manutenção de acervo bibliográfico que subsidie o trabalho com a formação de professores e outros agentes educativos.
  8. Preparação, organização e execução de eventos, tais como Seminários, Congressos e Colóquios sobre o Ensino de Filosofia, numa perspectiva multidisciplinar, agregando pesquisadores, profissionais e interessados em geral na disseminação de atividades relevantes ao assunto para a formação e informação do público alvo.
  9. Preparação, organização e execução de publicações relacionadas ao tema, numa perspectiva multidisciplinar, como forma de disseminação de textos relevantes ao tema para a formação e informação do público alvo.
  10. Promoção e realização do intercâmbio entre pesquisadores, estudantes e profissionais brasileiros e internacionais.
Junho 2018 »
Junho
DoSeTeQuQuSeSa
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930